" AQUI NÃO TEM CANSAÇO, NEM TÃO POUCO COVARDIA, AQUI SÓ TEM AGENTE DA GUARDA MUNICIPAL, COM FIBRA, MORAL E MUITA RALAÇÃO, ESTAMOS SEMPRE JUNTOS PARA CUMPRIR QUALQUER MISSÃO, ARACATI ACIMA DE TUDO".

SEJAM BEM VINDOS (AS)!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O OUTRO LADO DA MOEDA. UM DESABAFO!



Escrito por Marcos Vinícius Barbosa Pinto

Subcomandante da Guarda Municipal de Aracati, Turismólogo e Pós-Graduando em Segurança Pública e Direitos Humanos.

Primeiramente gostaria de lamentar alguns comentários agressivos e de menosprezo por parte de alguns “cidadãos” feita nas redes sociais facebook, após a postagem de um vídeo na página do caro colega Sandro Guimarães, que mostra uma pessoa totalmente alterada que cometeu uma infração de trânsito, impedindo a passagem de outros veículos com um caminhão e um Guarda Municipal de Aracati lavrando um auto de infração de trânsito, cumprindo o seu dever, sendo provocado o tempo todo.  

É importante entendermos o conceito de Cidadão: que é um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. Infelizmente os comentários de alguns não poderei tratá-los advindo de cidadãos. 

Outro fato é que o trânsito na cidade de Aracati foi municipalizado há dez anos e durante todo esse tempo a Guarda Municipal a quem lhe atribui à fiscalização conforme Lei 031/2002, sempre atuou com bom censo e cordialidade para com as pessoas, embora em algumas situações tenha necessitado lavrar o auto de infração de trânsito e não prevaricando diante da Lei. Porém a verdade é que ninguém gosta de ser fiscalizado ou autuado e se são autuados é porque cometeram alguma infração de trânsito prevista no CTB.

 A Guarda Municipal diariamente solicita dezenas de condutores exemplificando diante de tantas infrações, a retirar seus veículos de fila dupla, uma infração grave e os condutores conscientemente cometem esta, tanto que aguardam dentro de seus veículos, quando estão nestes, a viatura da Guarda Municipal aproximar-se à sua traseira e pedir para retirar o veículo. 

Desafio qualquer pessoa a acompanhar uma viatura da Guarda Municipal durante todo o dia e verificar a falta de educação de muitos dos condutores que não podem caminhar 100 metros para ir ao banco ou a uma loja e perceber a forma de trabalho da Guarda Municipal e quantos autos de infração de trânsito são lavrados diariamente. O outro lado da moeda. Isso também precisa ser filmado. Porém, chega um momento que após dez anos de trabalho, não dá mais somente e sempre para orientar, pois se tornaram vícios e que infelizmente alguns brasileiros só aprendem quando dói no bolso.

Sinceramente gostaria ao final do dia que tivéssemos o apoio da nossa população e que não fosse necessário lavrarmos nenhum auto de infração, pois a maioria destas é cometida conscientemente pelos condutores. Nossa intenção é organizar a nossa cidade e só conseguiremos com a ajuda do povo, entendendo mais o nosso trabalho e cooperando, pois criticar é muito fácil.

Aos Senhores que proferiram palavras de desacato e menosprezo à nossa instituição, ou seja, ofendendo uma classe de trabalhadores, filhos da terra, residentes no Aracati e de famílias de respeito, temos a lamentar e dizer que tomaremos as medidas legalmente cabíveis, pois não poderemos permitir esses tipos de insultos, afinal estamos cumprindo com nossas obrigações enquanto servidores públicos municipais. 

Em relação a qualquer tipo de postura excessiva de alguns Guardas Municipais, existe um Comandante e Subcomandante, que podem e devem apurar qualquer tipo de abuso e comprovadamente tomar as medidas cabíveis, porém essas denúncias precisam ser fundamentadas e não como muitos fazem, cometem uma infração de trânsito, desrespeitam as autoridades gerando conflitos, são autuados e correm para a Guarda Municipal para contar santidades e pedir a retirada de multas. Aqui nós escutamos os dois lados da moeda e não passamos a mão na cabeça de ninguém.

Hoje no Aracati é autuado quem quer, pois sabem que o trânsito é municipalizado e existe um órgão fiscalizador. A verdade é que são algumas pessoas da cidade quem menos valorizam e respeitam o trabalho da Guarda Municipal. 

Sabemos que temos muito a melhorar, porém o trabalho da Guarda Municipal é fiscalizar, cabendo ao DEMUTRAN juntamente com a Secretaria de Obras, contando com o apoio do Poder Executivo e Legislativo, estabelecer horários de carga e descarga, estacionamentos rotativos em algumas áreas (zona azul), sinalizar melhor a cidade, regulamentar em alguns pontos estacionamento 45 graus, estacionamento somente para motos, bicicletas, fechar alguns canteiros centrais, enfim, várias modificações que serão realizadas através do esforço do Poder Executivo, do Comando da Guarda Municipal e do Diretor do DEMUTRAN, contando principalmente com a colaboração da nossa população.

A imprensa é livre, as pessoas também, vivemos num país democrático, porém precisamos acabar com falsos moralismos e pregarmos aquilo que realmente somos. Precisamos é nos unir e sermos mediadores de conflitos, gerando uma cultura de paz. Apoiando o que está certo e criticando de fato o que está errado. Porém, atentando–se ao vídeo, pois não sabemos o que aconteceu antes e o julgamento por alguns estar sobre o que estamos vendo (vídeo), o tempo todo, o motorista se demonstrou alterado, desequilibrado, enquanto outro tentava cobrir a placa do veículo, gritando, provocando o Guarda Municipal que é um ser humano e não pode admitir ser destratado no cumprimento do seu dever legal. 

Quanto ao despreparo da Guarda Municipal de Aracati, digo que esta instituição é uma das mais bem instruídas do Ceará. O Concurso Público há dez anos foi para o Ensino Médio Completo e hoje 90% do seu efetivo possui nível superior e 60% estar terminando em maio uma Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos, além de terem participado de alguns cursos no decorrer dos anos.  

A Guarda Municipal de Aracati está nas ruas para tentar organizar o nosso trânsito, deixando na medida do possível o aspecto de uma cidade organizada. Imagine hoje o Aracati sem a Guarda Municipal no trânsito, nos eventos religiosos, esportivos e comemorativos. E o que você caro leitor estar fazendo para termos um trânsito mais organizado? 

A Guarda Municipal estar para salvar àqueles em situação de urgência e emergência quando necessitar através do Grupamento de Resgate e para retirar das ruas àqueles condutores visivelmente embriagados que podem colocar em risco a sua vida e de sua família, como também para ajudar àqueles que precisam, vítimas de qualquer tipo de violência e que passam necessidades. Por isso realizamos nossas  campanhas sociais.

O cidadão precisa se reconhecer como cidadão, cumpridor de seus deveres e obrigações e não achar que têm somente direitos. A sociedade precisa estar mais próxima das polícias nas três esferas de Governo e colaborar com estas ao invés de julgá-las. O policial para se tornar um bandido, um estúpido, um imbécil como mencionado no facebook é muito rápido, mais para se tornar um herói e olhe que estar presente quando você mais precisa é muito difícil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário