" AQUI NÃO TEM CANSAÇO, NEM TÃO POUCO COVARDIA, AQUI SÓ TEM AGENTE DA GUARDA MUNICIPAL, COM FIBRA, MORAL E MUITA RALAÇÃO, ESTAMOS SEMPRE JUNTOS PARA CUMPRIR QUALQUER MISSÃO, ARACATI ACIMA DE TUDO".

SEJAM BEM VINDOS (AS)!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Importância da Guarda Municipal para o Aracati


A Guarda Municipal hoje é uma instituição importantíssima para o desenvolvimento de uma cidade,pois além de efetuar suas atividades peculiares, acaba transmitindo através de sua presença ostensiva a sensação de segurança para os munícipes e turistas que visitam o município. Porém, a Guarda Municipal precisa estar equipada, capacitada e valorizada, afinal passa a ser um cartão de visita. A falta de segurança pública é o que mais preocupa a população. 
A criação das Guardas Municipais está prevista na Constituição Federal de 1988 e o estatuto do desarmamento possibilita que Guardas Municipais em cidades com mais de 50.000 habitantes possam utilizar arma de fogo quando em serviço e isso vem sendo colocado em prática com resultados positivos, demonstrando que as GCM'S muito tem a colaborar no âmbito da segurança pública através do policiamento ostensivo preventivo realizado em suas rondas, presenças em praças, prédios públicos e eventos. 
Diariamente muitas pessoas solicitam ajuda da Guarda Municipal de Aracati, seja um desentendimento entre pessoas (brigas), um assalto, um idoso ou criança passando mal necessitando urgentemente do Grupamento de Resgate, um condutor visivelmente embriagado colocando em risco à sua vida e de outros que precisa ser abordado, acidentes no trânsito, eventos esportivos, comemorativos,religiosos e sempre a Guarda Municipal está lá.
A população inconscientemente conta com uma ajuda que está disponível 24 horas por dia, sempre ali disposta a ajudar. A atribuição de fiscalizar o trânsito às vezes incomoda, mas vale salientar que se não existir a infração, não existirá multa e quem comete a infração é o próprio cidadão que acaba desrespeitando uma Lei Federal chamado Código de Trânsito Brasileiro, descumprindo na verdade suas obrigações enquanto cidadão, deixando a cidade feia, com um aspecto de desorganização e mal educação. Falta uma maior conscientização e criticar o Guarda Municipal é muito fácil.
Essa ajuda vem de homens e mulheres que escolheram se doar pelo bem à população aracatiense. Atrás de fardas, viaturas e coletes a prova de balas, são filhos desta terra ou que adotaram esta para si e aqui constituem famílias, são pessoas normais que tem sentimentos e precisam sempre de controle buscando tratar bem às pessoas, assim é o cotidiano do Guarda Municipal. Tornam-se heróis ou vilões em questões de segundos. Se for preciso devem matar ou morrer na tentativa de salvar vidas, pois ao vestirem pela primeira vez a farda, fazem um juramento de proteger o cidadão mesmo que isso implique com o sacrifício da própria vida.  
As abordagens a veículos e pessoas desconhecidas são precisas à todo momento e o risco é constante, pois nunca sabem com o que irão se deparar. Ao atender uma ocorrência, a Guarda Municipal não analisa a classe social, sexo ou idade e sim busca ajudar a quem precisa. A população deve reconhecer que o papel da Guarda Municipal é o de servir e o da população é de respeitar. 

Um comentário: