" AQUI NÃO TEM CANSAÇO, NEM TÃO POUCO COVARDIA, AQUI SÓ TEM AGENTE DA GUARDA MUNICIPAL, COM FIBRA, MORAL E MUITA RALAÇÃO, ESTAMOS SEMPRE JUNTOS PARA CUMPRIR QUALQUER MISSÃO, ARACATI ACIMA DE TUDO".

SEJAM BEM VINDOS (AS)!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NO FINAL DE SEMANA

GUARDA MUNICIPAL -PLANTÃO 24 H     22/02/2013 (sexta-feira)
 

FORAM REALIZADAS RONDAS OSTENSIVAS DE FISCALIZAÇÃO E PREVENTIVAS PELAS RUAS DA CIDADE E LAVRADOS ALGUNS AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DURANTE TODO O DIA, PRINCIPALMENTE POR ESTACIONAMENTO IRREGULAR.À TARDE, POR VOLTA DAS 17:00H SE PROLOGANDO ATÉ ÀS 19:00H FOI REALIZADA UMA BLITZ EM CONJUNTO COM A POLÍCIA MILITAR E FORAM ABORDADOS VÁRIOS VEÍCULOS E APREENDIDA UMA MOTOCICLETA YAMAHA VERMELHA DE PLACA HXX7277 QUE ENCONTRAVA-SE COM LICENCIAMENTO ATRASADO, ALÉM DE UMA CAMINHONETE L200 AZUL DE PLACA HWO3505 QUE ENCONTRAVA-SE COM LICENCIAMENTO ATRASADO E COM VÁRIAS RESTRIÇÕES. POR VOLTA DAS 20:00H AS EQUIPES FORAM DESLOCADAS PARA O ESTÁDIO MUNICIPAL, ONDE COM A PRESENÇA DO EXMO. PREFEITO MUNICIPAL E DEMAIS AUTORIDADES FOI ASSINADO À ORDEM DE SERVIÇO DA REFORMA DO ESTÁDIO E NO RESTANTE DO PLANTÃO SEM ALTERAÇÕES.A GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE 9755-4361 OU 3446-2461.

GUARDA MUNICIPAL -PLANTÃO 24 H     23/02/2013 (sábado)

FORAM REALIZADAS RONDAS OSTENSIVAS DE FISCALIZAÇÃO E PREVENTIVAS PELAS RUAS DA CIDADE E LAVRADOS ALGUNS AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DURANTE TODO O DIA.À NOITE, POR VOLTA DAS 20:00 H A COMPOSIÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL ESTEVE NO HOSPITAL MUNICIPAL, QUANDO DEU ENTRADA AO MESMO UM JOVEM VÍTIMA DE LESÃO À BALA QUE VEIO A ÒBITO, GERANDO UM TUMULTO COM A PRESENÇA DE CURIOSOS. POR VOLTA DAS 22:30 H A GUARDA MUNICIPAL EM CONJUNTO COM A POLÍCIA MILITAR (POG) REALIZARAM UMA OPERAÇÃO DE SATURAÇÃO, SENDO ABORDADOS VÁRIOS VEÍCULOS E PESSOAS QUE SE DESLOCAVAM SENTIDO AS PRAIAS. FOI DADO CONTINUIDADE A SATURAÇÃO, BUSCANDO APREENDER ARMAS E DROGAS, ONDE NADA FOI ENCONTRADO E NO RESTANTE DO PLANTÃO SEM ALTERAÇÕES.A GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE 9755-4361 OU 3446-2461.
 
 GUARDA MUNICIPAL -PLANTÃO 24 H     24/02/2013 (domingo)

PELA MANHÃ FORAM REALIZADAS RONDAS OSTENSIVAS DE FISCALIZAÇÃO E PREVENTIVAS PELAS RUAS DE CANOA QUEBRADA.À TARDE, NO BAIRRO DO PEDREGAL FOI ABORDADA E APREENDIDA UMA MOTOCICLETA HONDA TITAN DE PLACA NVC6667 QUE ENCONTRAVA-SE COM LICENCIAMENTO ATRASADO. POR VOLTA DAS 16:30H OCORREU UMA COLISÃO ENTRE UM AUTOMÓVEL FIAT PALIO DE PLACA HUO7301 E UMA MOTOCICLETA HONDA TITAN DE PLACA OIA1587, ONDE AS PARTES ENTRARAM EM ACORDO NO LOCAL.À NOITE FORAM REALIZADAS RONDAS PATRIMONIAS E DE FISCALIZAÇÃO E POR VOLTA DAS 21:30H FOI ABORDADA E APREENDIDA UMA MOTOCICLETA HONDA TITAN DE PLACA HYW3819, COM LICENCIAMENTO DO VEÍCULO ATRASADO. FOI REALIZADO AINDA O TESTE COM ETILÔMETRO COM UM CIDADÃO QUE CONDUZIA UMA MOTOCICLETA SEM CNH, PORÉM O TESTE DEU NEGATIVO E NO RESTANTE DO PLANTÃO SEM ALTERAÇÕES.A GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE 9755-4361 OU 3446-2461.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O OUTRO LADO DA MOEDA. UM DESABAFO!



Escrito por Marcos Vinícius Barbosa Pinto

Subcomandante da Guarda Municipal de Aracati, Turismólogo e Pós-Graduando em Segurança Pública e Direitos Humanos.

Primeiramente gostaria de lamentar alguns comentários agressivos e de menosprezo por parte de alguns “cidadãos” feita nas redes sociais facebook, após a postagem de um vídeo na página do caro colega Sandro Guimarães, que mostra uma pessoa totalmente alterada que cometeu uma infração de trânsito, impedindo a passagem de outros veículos com um caminhão e um Guarda Municipal de Aracati lavrando um auto de infração de trânsito, cumprindo o seu dever, sendo provocado o tempo todo.  

É importante entendermos o conceito de Cidadão: que é um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. Infelizmente os comentários de alguns não poderei tratá-los advindo de cidadãos. 

Outro fato é que o trânsito na cidade de Aracati foi municipalizado há dez anos e durante todo esse tempo a Guarda Municipal a quem lhe atribui à fiscalização conforme Lei 031/2002, sempre atuou com bom censo e cordialidade para com as pessoas, embora em algumas situações tenha necessitado lavrar o auto de infração de trânsito e não prevaricando diante da Lei. Porém a verdade é que ninguém gosta de ser fiscalizado ou autuado e se são autuados é porque cometeram alguma infração de trânsito prevista no CTB.

 A Guarda Municipal diariamente solicita dezenas de condutores exemplificando diante de tantas infrações, a retirar seus veículos de fila dupla, uma infração grave e os condutores conscientemente cometem esta, tanto que aguardam dentro de seus veículos, quando estão nestes, a viatura da Guarda Municipal aproximar-se à sua traseira e pedir para retirar o veículo. 

Desafio qualquer pessoa a acompanhar uma viatura da Guarda Municipal durante todo o dia e verificar a falta de educação de muitos dos condutores que não podem caminhar 100 metros para ir ao banco ou a uma loja e perceber a forma de trabalho da Guarda Municipal e quantos autos de infração de trânsito são lavrados diariamente. O outro lado da moeda. Isso também precisa ser filmado. Porém, chega um momento que após dez anos de trabalho, não dá mais somente e sempre para orientar, pois se tornaram vícios e que infelizmente alguns brasileiros só aprendem quando dói no bolso.

Sinceramente gostaria ao final do dia que tivéssemos o apoio da nossa população e que não fosse necessário lavrarmos nenhum auto de infração, pois a maioria destas é cometida conscientemente pelos condutores. Nossa intenção é organizar a nossa cidade e só conseguiremos com a ajuda do povo, entendendo mais o nosso trabalho e cooperando, pois criticar é muito fácil.

Aos Senhores que proferiram palavras de desacato e menosprezo à nossa instituição, ou seja, ofendendo uma classe de trabalhadores, filhos da terra, residentes no Aracati e de famílias de respeito, temos a lamentar e dizer que tomaremos as medidas legalmente cabíveis, pois não poderemos permitir esses tipos de insultos, afinal estamos cumprindo com nossas obrigações enquanto servidores públicos municipais. 

Em relação a qualquer tipo de postura excessiva de alguns Guardas Municipais, existe um Comandante e Subcomandante, que podem e devem apurar qualquer tipo de abuso e comprovadamente tomar as medidas cabíveis, porém essas denúncias precisam ser fundamentadas e não como muitos fazem, cometem uma infração de trânsito, desrespeitam as autoridades gerando conflitos, são autuados e correm para a Guarda Municipal para contar santidades e pedir a retirada de multas. Aqui nós escutamos os dois lados da moeda e não passamos a mão na cabeça de ninguém.

Hoje no Aracati é autuado quem quer, pois sabem que o trânsito é municipalizado e existe um órgão fiscalizador. A verdade é que são algumas pessoas da cidade quem menos valorizam e respeitam o trabalho da Guarda Municipal. 

Sabemos que temos muito a melhorar, porém o trabalho da Guarda Municipal é fiscalizar, cabendo ao DEMUTRAN juntamente com a Secretaria de Obras, contando com o apoio do Poder Executivo e Legislativo, estabelecer horários de carga e descarga, estacionamentos rotativos em algumas áreas (zona azul), sinalizar melhor a cidade, regulamentar em alguns pontos estacionamento 45 graus, estacionamento somente para motos, bicicletas, fechar alguns canteiros centrais, enfim, várias modificações que serão realizadas através do esforço do Poder Executivo, do Comando da Guarda Municipal e do Diretor do DEMUTRAN, contando principalmente com a colaboração da nossa população.

A imprensa é livre, as pessoas também, vivemos num país democrático, porém precisamos acabar com falsos moralismos e pregarmos aquilo que realmente somos. Precisamos é nos unir e sermos mediadores de conflitos, gerando uma cultura de paz. Apoiando o que está certo e criticando de fato o que está errado. Porém, atentando–se ao vídeo, pois não sabemos o que aconteceu antes e o julgamento por alguns estar sobre o que estamos vendo (vídeo), o tempo todo, o motorista se demonstrou alterado, desequilibrado, enquanto outro tentava cobrir a placa do veículo, gritando, provocando o Guarda Municipal que é um ser humano e não pode admitir ser destratado no cumprimento do seu dever legal. 

Quanto ao despreparo da Guarda Municipal de Aracati, digo que esta instituição é uma das mais bem instruídas do Ceará. O Concurso Público há dez anos foi para o Ensino Médio Completo e hoje 90% do seu efetivo possui nível superior e 60% estar terminando em maio uma Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos, além de terem participado de alguns cursos no decorrer dos anos.  

A Guarda Municipal de Aracati está nas ruas para tentar organizar o nosso trânsito, deixando na medida do possível o aspecto de uma cidade organizada. Imagine hoje o Aracati sem a Guarda Municipal no trânsito, nos eventos religiosos, esportivos e comemorativos. E o que você caro leitor estar fazendo para termos um trânsito mais organizado? 

A Guarda Municipal estar para salvar àqueles em situação de urgência e emergência quando necessitar através do Grupamento de Resgate e para retirar das ruas àqueles condutores visivelmente embriagados que podem colocar em risco a sua vida e de sua família, como também para ajudar àqueles que precisam, vítimas de qualquer tipo de violência e que passam necessidades. Por isso realizamos nossas  campanhas sociais.

O cidadão precisa se reconhecer como cidadão, cumpridor de seus deveres e obrigações e não achar que têm somente direitos. A sociedade precisa estar mais próxima das polícias nas três esferas de Governo e colaborar com estas ao invés de julgá-las. O policial para se tornar um bandido, um estúpido, um imbécil como mencionado no facebook é muito rápido, mais para se tornar um herói e olhe que estar presente quando você mais precisa é muito difícil.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BALANÇO DO TRABALHO REALIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI NO CARNAVAL 2013

A Guarda Municipal de Aracati, tem intensificado os seus trabalhos no sentido de garantir resultados positivos em relação a redução de acidentes de trânsito, condutores embriagados e diminuição da criminalidade no município, desenvolvendo várias operações conjuntas com a Polícia Militar.
A operação carnaval 2013 teve início na verdade uma semana antes do carnaval, quando a Guarda Municipal isoladamente e em alguns momentos em conjunto com a Polícia Militar através do Comando de Policiamento do Interior e o Policiamento Ostensivo Geral retirou de circulação 18 motocicletas e 4 automóveis que transitavam de forma irregular em nossa cidade, inclusive alguns destes veículos com características adulteradas e com busca e apreensão. Foi realizada ainda no final de semana que antecedeu o carnaval, uma operação conjunta com o Policiamento Ostensivo Geral, o Programa Ronda do Quarteirão e o Conselho Tutelar, quando vários veículos que fazem o transporte para Canoa Quebrada foram abordados, verificado documentações destes e a Polícia Militar realizando buscas de armas e drogas e coibindo o transporte de menores.
Na quarta-feira 06/02/2013, a Guarda Municipal esteve dando total apoio ao carnaval promovido pela Comunidade Católica Maranathá, onde foi colocado um trio na Avenida Cel. Pompeu com uma Banda Gospel e foi tudo muito tranquilo. 
Na quinta-feira 07/02/2013, a Guarda Municipal contando com um maior número de Guardas Municipais, sob o Comando do Subcomandante Marcos Vinícius realizou todo o isolamento e retirada de veículos da Avenida Cel. Pompeu onde passaram os Blocos Alternativos e por volta das 01:30 h (Madrugada 08/02/2013) efetuaram a prisão de um jovem que iniciou uma briga defronte aos camarotes, vindo a lesionar um outro jovem na face que foi socorrido ao Hospital Municipal pelo Grupamento de Resgate da Guarda Municipal e o agressor foi conduzido a Unidade de Segurança Integrada.
Na sexta-feira 08/02/2013, a Guarda Municipal por volta das 09:00 h realizou uma Blitz na entrada da cidade juntamente com o pessoal do SESC LER e CREAS. Durante a noite foi relizado o isolamento e retirada de veículos da Avenida Cel. Pompeu, onde aconteceu o primeiro dia de carnaval propriamente dito, com trios elétricos e bandas na Avenida. Por volta das 02:00 h (Madrugada 09/02/2013), a Guarda Municipal foi acionada pela Unidade de Segurança Integrada para uma colisão na Rua Cel Alexandrino entre um veículo automóvel e um caminhão, onde as partes envolvidas foram convidadas a realizar o teste com etilômetro e assim o fizeram dando 0.74 para o condutor do caminhão de iniciais C.E.V.O, onde foi dado voz prisão ao mesmo pelos Guardas Municipais, sendo conduzido a presença da autoridade policial e enquadrado na Lei Seca. A Guarda Municipal permaneceu realizando rondas ostensivas preventivas e de fiscalização no entorno do corredor da folia até às 03:00 h (Madrugada 09/02/2013). O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal permaneceu com duas bases móveis por detrás dos camarotes e atenderam 5 ocorrências de urgência e emergência.
No Sábado 09/02/2013, por volta das 09:00 h  foi deslocada uma viatura da Guarda Municipal para a praia de Majorlândia e a equipe de motopatrulha para Canoa Quebrada e lá permaneceram até às 16:00 h. Por volta das 10:00 h foi realizada uma blitz na entrada do município com uma equipe de apoio que permaneceu na cidade. Por volta das 16:00 h as duas viaturas e o Grupamento de Motopatrulha realizaram o isolamento e retirada dos veículos da Rua Cel. Alexanzito onde aconteceu o primeiro dia do Carnaval Cultural e da Avenida Cel. Pompeu onde acontece o  carnaval com trios elétricos e banda. O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal permaneceu  com duas bases móveis por detrás dos camarotes e atenderam 3 ocorrências de urgência e emergência. A Guarda Municipal permaneceu realizando rondas ostensivas preventivas e de fiscalização no entorno do corredor da folia até às 03:00 h (Madrugada 10/02/2013), além de ter ficado sob a responsabilidade da mesma o monitoramento eletrônico do corredor da folia com uma comunicação direta com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupamento de Resgate. 
No Domingo 10/02/2013, por volta das 09:00 h  foi deslocada uma viatura da Guarda Municipal para a praia de Majorlândia e a equipe de motopatrulha para Canoa Quebrada e lá permaneceram até às 16:00 h. Por voltas 09:30 h houve uma colisão CARROXCARRO na Avenida Cel. Pompeu defronte a Caixa Econômica, somente com danos materiais e as partes após muita discussão e quase chegando a vias de fato, com a intervenção da Guarda Municipal chegaram a um acordo no local.  Por volta das 10:00 h foi realizada uma blitz na entrada do município com uma equipe de apoio que permaneceu na cidade. Por volta das 11:00 h na Avenida Cel. Pompeu, no cruzamento com a Rua José de Alencar, um veículo automóvel Quantum veio a abalrroar com uma árvore no canteiro central. Segundo o prorietário do veículo, o mesmo foi fechado por um outro automóvel de placas não anotadas e para livrar o possível causador do acidente, jogou seu veículo sobre o canteiro central vindo a abalrroar numa árvore. O condutor era um trabalhador que estava se deslocando para o trabalho e não apresentava nenhum sinal de embriaguez. Por volta das 16:00 h as duas viaturas e o Grupamento de Motopatrulha realizaram o isolamento e retirada dos veículos da Rua Cel. Alexanzito onde aconteceu o segundo dia do Carnaval Cultural e da Avenida Cel. Pompeu onde acontece o  carnaval com trios elétricos e banda. O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal permaneceu  com duas bases móveis por detrás dos camarotes e atenderam 6 ocorrências de urgência e emergência. A Guarda Municipal permaneceu realizando rondas ostensivas preventivas e de fiscalização no entorno do corredor da folia até às 01:00 h (Madrugada 11/02/2013), quando recebeu a informação de que havia contecido um tentativa de roubo ao caixa eletrônico da Prefeitura de Aracati, quando três homens e uma mulher com pistolas fizeram 9 reféns e com um maçarico tentaram arrombar o caixa, quando o alarme disparou, vindo os mesmos a empreender fuga. Diversas viaturas da Polícia Militar se deslocaram ao local e a Guarda Municipal também foi deslocada como apoio. A Guarda Municipal permaneceu no monitoramento eletrônico do corredor da folia com uma comunicação direta com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupamento de Resgate até às 03:00 h (Madrugada 11/02/2013). 
Na Segunda-feira 11/02/2013, por volta das 09:00 h  foi deslocada uma viatura da Guarda Municipal para a praia de Majorlândia e a equipe de motopatrulha para Canoa Quebrada e lá permaneceram até às 16:00 h. Por volta das 10:00 h foi realizada uma blitz na entrada do município com uma equipe de apoio que permaneceu na cidade. Por volta das 16:00 h as duas viaturas e o Grupamento de Motopatrulha realizaram o isolamento e retirada dos veículos da Rua Cel. Alexanzito onde aconteceu o terceiro dia do Carnaval Cultural e da Avenida Cel. Pompeu onde acontece o  carnaval com trios elétricos e banda. O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal permaneceu  com duas bases móveis por detrás dos camarotes e atenderam 9 ocorrências de urgência e emergência. A Guarda Municipal permaneceu realizando rondas ostensivas preventivas e de fiscalização no entorno do corredor da folia até às 03:00 h (Madrugada 12/02/2013), além de ter ficado sob a responsabilidade da mesma o monitoramento eletrônico do corredor da folia com uma comunicação direta com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupamento de Resgate.
Na Terça-feira 12/02/2013, por volta das 09:00 h  foi deslocada uma viatura da Guarda Municipal para a praia de Majorlândia e a equipe de motopatrulha para Canoa Quebrada e lá permaneceram até às 16:00 h. Por volta das 10:00 h foi realizada uma blitz na entrada do município com uma equipe de apoio que permaneceu na cidade. Por volta das 16:00 h as duas viaturas e o Grupamento de Motopatrulha realizaram o isolamento e retirada dos veículos da Rua Cel. Alexanzito onde aconteceu o quarto e último dia do Carnaval Cultural e da Avenida Cel. Pompeu onde acontece o  carnaval com trios elétricos e banda. O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal permaneceu  com duas bases móveis por detrás dos camarotes e atenderam 10 ocorrências de urgência e emergência. A Guarda Municipal permaneceu realizando rondas ostensivas preventivas e de fiscalização no entorno do corredor da folia até às 03:00 h (Madrugada 13/02/2013), além de ter ficado sob a responsabilidade da mesma o monitoramento eletrônico do corredor da folia com uma comunicação direta com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupamento de Resgate.

A Guarda Municipal esteve em todos os dias de carnaval dando um suporte ao pessoal da tributação, com blitz fixas e fiscalização móvel em relação aos veículos que transportam passageiros durante o carnaval, além do sábado (09/02/2013) a terça-feira (12/02/2013) estar com uma ação de presença ostensiva no carnaval cultural na Rua cel. Alexanzito das 16:00 h às 20:30 h, evitando com sucesso qualquer tipo de ocorrência e intervindo no último dia de carnaval cultural quando duas mulheres por pouco não entraram em vias de fato. Durante os dias de carnaval foram apreendidas 4 motocicletas pela Guarda Municipal e rebocado um veículo automóvel Fiat Palio da Avenida. Cel. Pompeu, onde o condutor havia deixado o veículo na mesma e o trio elétrico precisava passar.
A Guarda Municipal de Aracati realizou um grande trabalho na operação carnaval 2013 e não houve uma ocorrência com maior gravidade, onde àqueles que necessitaram de um serviço de atendimento de urgência e emergência móvel poderam contar com o Grupamento de Resgate da Guarda Municipal  e a ordem no trânsito foi estabelecida. A Guarda Municipal com todo seu efetivo empregado nesta operação, com sua presença ostensiva, preveniu atos de violência, auxiliando as forças de Segurança Pública quando solicitada, restando ao Comandante e Subcomandante da GMA o profundo agradecimento à todos que integram a atuante Guarda Municipal de Aracati.